FIFA LANÇA FUNDO GLOBAL PARA PROTEÇÃO SALARIAL DOS ATLETAS

Por Jéssica Attilio

A FIFA anunciou, no último dia 11 de fevereiro de 2020, que, juntamente com a FIFPRO – Fédération Internationale des Associations de Footballeurs Professionnels, a partir de 01 de julho de 2020, entrará em operação um novo mecanismo chamado “Fundo FIFA para Jogadores de Futebol” – FIFA FFP. Esse fundo tem como objetivo apoiar, financeiramente, os atletas que não tiveram seus salários quitados pelos clubes em que atuaram e que não têm chances de receber.

Para esse fundo, a FIFA reservou cerca de USD 16 milhões até o ano de 2022, sendo USD 3 milhões ainda para este ano, USD 4 milhões para 2021 e 4 milhões para 2022 e, além disso, a FIFA reservou USD 5 milhões para os atletas que não tiveram seus salários pagos entre julho de 2015 e junho de 2020.

O novo mecanismo funcionará da seguinte forma: será criado um comitê de monitoramento composto por membros representantes da FIFA e da FIFPRO para processar, avaliar e atuar nos pedidos do FIFA FFP. Importante ressaltar, o fundo não foi criado para cobrir totalmente os salários devidos aos atletas, mas lhes trará uma grande rede de segurança.

O fundo foi criado principalmente pelo fato de que houve um aumento significativo de clubes inadimplentes em todo o mundo. Segundo o Presidente da FIFPRO, Philippe Piat, nos últimos 5 anos foram mais de 50 clubes, em 20 países, que decretaram falência, deixando centenas de atletas desamparados. Philippe Piat ainda disse que há muito tempo vem lutando contra uma prática corriqueira dos clubes que fecham as portas e, imediatamente, ressurgem como um novo clube, frustrando o pagamento dos salários devidos.